domingo, 13 de maio de 2018

Como a criatividade pode ajudar a reduzir o estresse


     Quando você apresenta suas melhores ideias? Quando as crianças estão gritando, a comida está queimando, e seu chefe está sendo chato? Provavelmente não. É mais provável que no chuveiro, em uma longa caminhada ou deitado na cama - quando você tem tempo para relaxar e pensar.
     Embora seja intuitivamente óbvio que o estresse não estimule a criatividade, pode ser surpreendente que o inverso pareça ser verdadeiro: o envolvimento na atividade criativa parece ajudar a reduzir o estresse.
     A professora da Harvard Business School, Teresa Amabile, demonstrou ambos os fatos uma década atrás quando persuadiu 200 funcionários corporativos a manter diários de trabalho.
     “Quando as pessoas se sentiam mais positivas, elas eram mais propensas a serem criativas”, disse Amabile, que escreveu sobre a pesquisa em seu livro de 2011, "O Princípio do Progresso" (“The Progress Principle”). “As pessoas eram predispostas a ter uma ideia criativa ou resolver um problema complexo de uma nova maneira naqueles dias, semanas, meses, quando estavam passando por emoções mais positivas”.
     Por outro lado, os trabalhadores que relataram sentir medo, raiva, tristeza, frustração ou estresse tiveram menor probabilidade de apresentar novas idéias, disse ela. Os chefes julgavam os comumente estressados como carentes de criatividade.
     O estresse é destrutivo para a criatividade, em parte porque é uma distração, disse Robert Epstein, psicólogo sênior de pesquisa do Instituto Americano de Pesquisa e Tecnologia Comportamental, sem fins lucrativos, em Vista, Califórnia. Se você está preocupado em chegar atrasado ao trabalho, tem menos energia mental para gerar uma boa ideia no trajeto.
     Tanto limpar a mente quanto se concentrar tão intensamente em algo que você não consegue pensar em mais nada - como quando você está sendo criativo - reduz o estresse, disse o Dr. Michael Roizen, diretor de bem-estar da Cleveland Clinic. "As pessoas que se concentram na criatividade - na escrita criativa ou na escrita de um poema ou seja lá o que for - são absolutamente consumidas por isso no momento em que o fazem", disse ele. E esse nível de foco se opõe ao estresse.
     E qual o sentido disso? Para aumentar sua criatividade, tente limitar seu estresse, e uma boa maneira de reduzi-lo é passar mais tempo em atividades criativas.

KAREN WEINTRAUB

(Texto disponível em: . Acesso em: 13 maio 2018. Publicado em 24 abr. 2015. Traduzido por Charles Alberto Resende para este blog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se quiser comentar, discutir ou colocar sua dúvida, faça-o aqui.